Ministério da Reconciliação

2 Corintios 5:18-19 - "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação. Isto é, Deus estava em Cristo, RECONCILIANDO consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação." *****

CONCILIAÇÃO. - A palavra Conciliação origina-se do vocábulo latino “conciliatione” que deriva do verbo “conciliare” e significa atrair, ajuntar, pôr de acordo, congraçar, reconciliar, aliar, unir, combinar, ficar em paz, harmonizar.
logo: ReConciliar = re (novamente) conciliar (atrair, ajuntar, pôr de acordo, aliar, unir, harmonizar) 

A VISÃO DE DEUS: "ter muitos filhos".

   Deus fez a Adão, segundo a Sua imagem e semelhança (santo/sem pecado) e o colocou no Jardim do Éden (jardim de delícias). Adão andava diariamente na presença de Deus e, recebeu Dele uma missão: "encher a terra de filhos" semelhantes a ele (em santidade). Mas, Adão pecou e não pode mais andar na presença de Deus. Adão em pecado, gerou filhos semelhantes a ele (em pecado), e toda a sua descendência (eu e você) passou a ter em si a semente (virus) do pecado e com isso, sempre, inclinado  para o erro (desobediência).    
   Pela presença do pecado em nós, precisamos esforçar-nos para conhecer e fazer o que é certo (obedecer a orientação de Deus), pois sem esforço "naturalmente" faremos o que é errado.   
   Como obedecer a Deus se não conhece-lo? 
   Como fazer sua vontade, se não sabemos qual é a vontade dEle?
   Resp.: Para conhecê-lo e fazer Sua vontade é preciso ler e meditar em Sua palavra escrita (Bíblia). 
  
A MISSÃO DE JESUS: "Possibilitar a reconciliação dos filhos com o Pai".

Deus teve a VISÃO de RECONCILIAR (voltar à antiga e íntima amizade) consigo o mundo (homens/mulheres, para retornarem a condição de filhos).
Seu filho Jesus Cristo aceitou a MISSÃO de vir ao mundo, revelar que Deus é Pai e, que o Pai quer a reconciliação. O Senhor Jesus veio, viveu entre nós, nos revelou (mostrou) quem é Deus e o plano dEle pra nós. Nos mostrou, através de seu modelo, como agradarmos ao Pai. O Senhor Jesus fez mais, ainda, ao retornar para junto do Pai ("para nos preparar um morada"), enviou o Espírito Santo, nosso mestre que hoje nos ensina todas as coisas, revelando/testificando em nosso coração (íntimo) se o que estamos fazendo agrada ou não ao Pai. Jesus para atender a Visão do Pai, cumpriu a Missão Dele.

A NOSSA MISSÃO: Antes de voltar ao Pai, nos deu uma missão - "Ide, Fazei discípulos de todas as nações...batizando-os em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ensinado.. Eis que Eu estou convosco até o fim dos tempos" - Mateus 28:19-20. 

A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO. "dirigir-nos e cooperar conosco para cumprirmos a missão que o Senhor Jesus nos deu".
O PAI está no céu com o FILHO JESUS, ao Seu lado, intercedendo por nós, e na terra está o ESPÍRITO SANTO (nosso mestre, ajudador, consolador, testificador) nos dirigindo e cooperando conosco para que possamos cumprir a Nossa Missão de comunicar a todos os homens e mulheres que eles, em Cristo, JÁ ESTÃO RECONCILIADOS com Deus. E estes CRENDO (é pela fé) que o Deus/Pai enviou a (Seu filho) Jesus e ARREPENDENDO dos seus pecados, (Jesus os toma sobre si - Isaias 53), imediatamente são RECONCILIADOS com Deus/Pai e co-herdeiros da vida eterna, juntamente com Jesus.

A REVELAÇÃO:
 

1. Em Jesus fui reconciliado com Deus;  
2. Me tornei seu filho (João 1:12).
3. Sou irmão de Jesus e faço parte da Sua Igreja;  
4. Recebi a MISSÃO de comunicar a TODOS os outros esta Boa Noticia.

A MINHA MISSÃO É DAR A TODOS AS BOAS NOTICIAS:
1ª. Temos um Pai no céu (que nos ama e enviou seu filho - João 3:16 e 17:3);

2ª.
Somos seus filhos, irmãos do Senhor Jesus (João 1:12);
3ª.
 Estamos Reconciliados como O Pai, pela obra do Senhor Jesus, na cruz, onde já levou sobre si TODOS os nossos pecados, dores, doenças e enfermidades (Isaias 53);
4ª.
Não estamos mais destinados ao inferno (Colossenses 1:13a) .
5ª.
Uma VIDA ETERNA junto com Deus/Pai nos espera;(Colossenses 1:13b) .
6ª. Podemos (por tudo isso) HOJE, ter uma vida de PAZ (mesmo entre as muitas tribulações) e de ALEGRIA (em meio as tristezas); 
7ª. Fazemos parte do POVO MAIS FELIZ DA FACE DA TERRA, pois sabemos nossa IDENTIDADE (somos filhos, viemos dEle, vivemos nEle) e nosso DESTINO (iremos viver - eternamente - com Ele).
---
No dia em que o Senhor Jesus me buscar, creio que 
me perguntará três (3) coisas:


1ª) Comunicaste aos homens e mulheres que, em Mim, eles estavam reconcilados com O Pai ?
2ª) Geraste discípulos (a começar pela tua casa), ensinando todas as coisas que Te ensinei ? 
3ª) Cuidaste bem deles, suprindo suas necessidades e os estimulaste a fazerem o mesmo com outros ? (II Tim. 2.2)

Naquele dia, quero responder: "SIM" para as três perguntas.

Vamos LER a Palavra de Deus, MEDITAR e PRATICAR ?.
 

Luiz  Amaral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: